O Museu da Biblioteca do Senhor B.

Espectáculo e Exposição-pesquisa

Sinopse:
O Senhor B. é o mais antigo Bibliotecário do país. É um velhinho simpático que, apesar da idade, continua em itinerância com as suas actividades.
Depois de ter apresentado o luminoso Livro Azul (que contém todas as histórias do Mundo), o Senhor B. decidiu fazer-se acompanhar de uma parte do Museu da sua Biblioteca e expor algumas das mais valiosas peças que o compõem: objectos raríssimos que pertenceram a histórias e a personagens que todos nós conhecemos. Autênticas relíquias da literatura, guardadas durante muitos anos e que agora são finalmente apresentadas.
Mas organizar um Museu não é uma tarefa fácil: há que restaurar, conservar e, sobretudo, pesquisar e identificar as peças do espólio... e a pesquisa ainda não acabou!
Há ainda muitos objectos raros para organizar e o Senhor B. vai precisar de ajuda!

Um Espectáculo e uma Exposição com uma importante componente plástica e musical, em que o diálogo com o público o leva a pesquisar e descobrir, entre outros, alguns dos contos de Hans Christian Andersen.

Direcção e Interpretação: João Lizardo.
Máscara: Carlo Setti.
Música: “Duetto buffo di due gatti”, de Gioachino Rossini; excerto da abertura de Die Fledermaus, de Johann Strauss II; Excerto do 1.º andamento da Sonata para piano em Lá Maior, KV 331, de Wolfgang Amadeus Mozart; faixas seleccionadas do álbum Love is the Devil, de Ryuichi Sakamoto; excerto da abertura de Carmen, de Georges Bizet; “Calling from Tokyo”, de Ryuichi Sakamoto; “Cheek to cheek”, de Irving Berlin; excerto do Impromptu D. 935, n.º 3, de Franz Schubert.

Duração: Aproximadamente 75 minutos.
Destinatários: Turmas do 3.º e 4.º ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Número máximo de participantes: 25 alunos.


Necessidades específicas
Tempo de montagem: 2 horas.
Espaço (dois espaços):
Para o espectáculo qualquer espaço totalmente isolado da luz, uma mesa/secretária e duas cadeiras para o Senhor B.; uma ficha vulgar de electricidade ( ex.: sala polivalente).
Para a exposição qualquer espaço com mesas ou outros suportes que permitam expor, aproximadamente, 20 objectos de tamanho A3 ( ex.: Galeria de Exposições com suportes horizontais ou sala de leitura infantil com mesas de estudo).
Nota: Esta acção requer o apoio de uma funcionária da Biblioteca (sugere-se a participação da funcionária do sector infantil).