Chá de laranja

Espectáculo e Atelier

Sinopse:
O Senhor B é o mais antigo bibliotecário do mundo. É um velhinho simpático que parece saído de um livro de histórias. Esteja ele onde estiver, faz-se acompanhar dos seus inseparáveis cadeirão e candeeiro, e dos seus reconfortantes bules com chá de laranja.
A Biblioteca onde trabalhou durante toda a sua vida era uma Biblioteca especial, feita de livros especiais, frequentemente visitada por utentes tão ilustres como o Capuchinho Vermelho, o Gato da Botas, a querida Branca de Neve e muitas outras personagens.
Um dia, recebeu um grande livro que trazia um recado misterioso: “ Para o Senhor B. ler com a vontade”.
Curioso, o Senhor B. não resistiu e abriu o livro, mas... não tinha letras, não tinha desenhos, não tinha nome, e nem sequer era feito de papel. Como bibliotecário experiente que é, disse: “ Mais parece um caderno do que um livro... mas também não se pode escrever nestas páginas... que estranho! Ainda hei-de resolver este enigma!”
Chegou finalmente o dia em que o Senhor B. teve vontade de ler esse livro misterioso.
Abriu-o e... Ah! Quase parecia uma caixa de música: era um livro vivo, com luz própria e, mais importante, um livro que, embora não tendo letras nem desenhos, contém — acreditem — TODAS AS HISTÓRIAS DO MUNDO!
Resta encontrar uma que ninguém conheça.

Atelier integrado na apresentação:
Depois de partilhar uma história e fazer os seus convidados contarem outras, o Senhor B. propõe um nova desafio: “Por que não inventarmos, todos juntos, uma história nova?”.
Com a indispensável ajuda do Professor, o grupo é convidado a imaginar objectos ou personagens a partir das formas abstractas que uma simples folha de papel pode produzir. O objectivo é a recolha de um conjunto de sugestões que funciona como o ponto de partida para a criação de várias histórias a completar na sala de aula, permitindo assim continuar esta actividade na escola.

Direcção e Interpretação: João Lizardo.
Máscara: Carlo Setti.
Duração do espectáculo: aproximadamente 50 minutos.
.
Necessidades específicas
Espaço: qualquer espaço totalmente isolado da luz, uma cadeira ou um cadeirão, cinco pilhas de livros grandes (ou uma pequena mesa de apoio) e uma ficha vulgar de electricidade.
Tempo de montagem: 1 hora.
Destinatários: Turmas de 1.º e 2.º anos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Número máximo de participantes: 25 alunos.